Será que é TDHA?
Entrevista com Anamaria Gaion
O TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), é um transtorno do neurodesenvolvimento e os sinais aparecem desde a infância, podendo ficar mais latentes em fase escolar.
As dificuldades, muitas vezes, só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e a independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar, ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais.
O TDHA tem como características três subtipos: desatento,
hiperativo/ impulsivo e o tipo combinado.
Alguns sinais para serem observados:
* agitação excessiva
* desatenção
* ansiedade
* mudanças rápidas de humor
* dificuldade de organização
* não seguir instruções simples.
Esses sinais devem estar presentes em mais de um ambiente: casa,
escola, etc.
Já observou esses comportamentos em seu filho?
Se sim, procure profissionais especializados:
* Neuropediatra
* Psicopedagoga
* Fonoaudióloga
O diagnóstico do TDHA é fundamentalmente clínico.
Lembrando que o diagnóstico não é o fim e sim o começo.
Se você quiser entender seu filho com TDAH, deve considerar que...
* Ele não perde a paciência só para te provocar. O TDHA pode apresentar
reações emocionais impulsivas, isso
porque tem dificuldade de controlar a reação inicial.
* Ele não é mal educado, e nem desrespeitoso quando interrompe
sua fala, para o TDHA é muito difícil lidar com o controle inibitório (o que
nos faz inibir respostas impulsivas).
* Ele não deixa muitas vezes as atividades escolares pela metade
porque é preguiçoso, mas porque sua atenção sustentada (que dura mais tempo
para nós) é muito prejudicada.
* Ele não derruba as coisas no chão, ou quebra porque é
desleixado, mas uma pessoa com TDHA tem dificuldade em gerenciar seus níveis de
energia, são intensas e muitas vezes aceleradas.
Por isso é tão importante que amigos e familiares acolham o TDHA
e o auxiliem em suas dificuldades, isso ajudará a ter uma qualidade de vida
melhor!
O que é Autismo?
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento.
Caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais,
déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos
repetitivos e esteriotipados, podendo apresentar um repertório restrito de
interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser
percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por
volta dos 2 a 3 anos de idade.
A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico
oportuno de TEA e o encaminhamento para as intervenções comportamentais (Psicólogo,
Terapeuta Ocupacional) e apoio educacional(Psicopedagogo, fonoaudiólogo), na
idade mais precoce, possivelmente pode levar a melhores resultados a longo
prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce
deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA, ou desenvolvimento
atípico da criança, independente de confirmações diagnosticadas.
Anamaria Gaion