TDHA e Autismo

 


Será que é TDHA? 

Entrevista com Anamaria Gaion 

O TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), é um transtorno do neurodesenvolvimento e os sinais aparecem desde a infância, podendo ficar mais latentes em fase escolar.

As dificuldades, muitas vezes, só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e a independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar, ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais.

O TDHA tem como características três subtipos: desatento, hiperativo/ impulsivo e o tipo combinado.

Alguns sinais para serem observados:

* agitação excessiva

* desatenção

* ansiedade

* mudanças rápidas de humor

* dificuldade de organização

* não seguir instruções simples.

Esses sinais devem estar presentes em mais de um ambiente: casa, escola, etc.

Já observou esses comportamentos em seu filho?

Se sim, procure profissionais especializados:

* Neuropediatra

* Psicopedagoga

* Fonoaudióloga

O diagnóstico do TDHA é fundamentalmente clínico.

Lembrando que o diagnóstico não é o fim e sim o começo.

Se você quiser entender seu filho com TDAH, deve considerar que...

* Ele não perde a paciência só para te provocar. O TDHA pode apresentar  reações emocionais impulsivas, isso porque tem dificuldade de controlar a reação inicial.

* Ele não é mal educado, e nem desrespeitoso quando interrompe sua fala, para o TDHA é muito difícil lidar com o controle inibitório (o que nos faz inibir respostas impulsivas).

* Ele não deixa muitas vezes as atividades escolares pela metade porque é preguiçoso, mas porque sua atenção sustentada (que dura mais tempo para nós) é muito prejudicada.

* Ele não derruba as coisas no chão, ou quebra porque é desleixado, mas uma pessoa com TDHA tem dificuldade em gerenciar seus níveis de energia, são intensas e muitas vezes aceleradas.

Por isso é tão importante que amigos e familiares acolham o TDHA e o auxiliem em suas dificuldades, isso ajudará a ter uma qualidade de vida melhor!

 

O que é Autismo?

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento.

Caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e esteriotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.

A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e o encaminhamento para as intervenções comportamentais (Psicólogo, Terapeuta Ocupacional) e apoio educacional(Psicopedagogo, fonoaudiólogo), na idade mais precoce, possivelmente pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA, ou desenvolvimento atípico da criança, independente de confirmações diagnosticadas.

Anamaria Gaion