Compreendendo Melhor a Depressão

 


Depressão é quando o ser humano passa a viver uma fase de abatimento. Ele fica letárgico e triste, optando pelo insulamento. A depressão pode ser endógena, congênita, mas pode ser também advinda de causas circunstanciais.

 O tratamento alopático da depressão consiste no uso de antidepressivos, que tiram o doente da fase aguda. Os médicos receitam-nos por um tempo a fim de evitar o retorno da depressão. Todavia, nem todo tipo de depressão necessita de medicação antidepressiva.

Existem inúmeras causas que promovem a depressão e todas podem ser superadas. Quem estiver depressivo, por favor, tente encaixar-se nas alternativas abaixo e vamos à cura!

-Depressão por não aceitar a velhice: lembre-se que os valores do coração são muito mais importantes que a aparência física. Existem indivíduos em avançada idade que são alegres, sorridentes, vivem de bem com a vida e na realidade parece que neles a velhice deixa de existir; todavia, nem todos reagem positivamente ante a velhice. Existem aqueles que ao se olharem no espelho, não se conformam com as rugas, com a pele flácida. E então, qual a solução? Acreditar que os recursos aí estão, disponíveis para jogar a velhice para o alto, trazendo de volta a juventude. Comece aos poucos e insista. Quando estiver em frente ao espelho, sorria para você. Olhe-se com amor. Você é extremamente especial. Vá à rua, faça sua caminhada diária. Não dispense vitaminas e colágeno. Saiba que "não é pecado" ir ao cirurgião plástico se você tiver condições. Desde que seja um doutor competente, vá sim. Se é para sua felicidade, vá correndo, não tenha vergonha de ir. Se não dá para ir, recorra aos cremes. Existem cremes que fazem a pele do rosto se renovar rapidamente e as rugas acabam ficando menos acentuadas. Alongamentos são vitais para que seu corpo readquira a elasticidade. Alongue! Alongue! Alongue! Ânimo! 

-Depressão pela perda de um ente querido: as perdas são doloridas, mas não existe como não passar por elas. É preciso pensar que ninguém perde ninguém. A vida é eterna e as almas se reencontram. Informe-se sobre esse assunto lendo obras espíritas. Leia também livros de autoajuda. Procure intensificar os contatos com as pessoas. Tarefas caritativas costumam fazer enorme bem. Você nasceu para ser sol. Ilumine!

-Depressão por motivo de muito trabalho: o indivíduo passa a não dar conta de suas atividades, fica exausto e como é responsável, surge a depressão motivada por não ter forças para prosseguir. Sente-se inapto a vencer o fator tempo. Nesse caso, é de grande valia complementar a alimentação com compostos de vitaminas. Corpo fraco não vence os obstáculos mencionados.

-Depressão pela perda de emprego: cultivar a paciência, o otimismo e a esperança. Procurar novas chances. Desanimar e cruzar os braços só piorará a situação. Um recurso que não se deve dispensar é a oração. Ore, renove energias, confie, o caminho se abrirá. Nenhuma situação permanece negativa pela eternidade. Com esforço e dedicação, oportunidades acabam surgindo. 

-Depressão por doença incurável: lembrar que os recursos da medicina são reais. Tornaram-se poderosos e já prolongaram a vida de muita gente. Acredite que você pode viver muito mais do que imagina! Avante!  

-Depressão congênita: surge em determinados períodos, sem explicação. A pessoa se isola do mundo, parece estar dominada por uma força sinistra. Muitas vezes a pessoa nem sabe dizer qual o motivo de sua tristeza. Costumam ocorrer sintomas como: insônia, perda de apetite, desmotivação para o sexo, cefaleia. 

-Depressão causada por acompanhamento espiritual: atualmente, várias religiões e não só o Espiritismo, acreditam na presença de Espíritos interferindo na vida das pessoas. Muitas vezes, a interferência é prejudicial. Se um espírito triste, magoado, insatisfeito, inconformado com a morte, aproxima-se de uma pessoa, ela pode devido à sua sensibilidade, captar os fluidos emitidos pelo habitante do Além. Assim, a pessoa começa a sentir-se triste e desanimada. Um mal estar constante persegue-a. É preciso recorrer ao auxílio espiritual, através dos trabalhos de auxílio fraterno, que se utilizam da Fluidoterapia e da Desobsessão. Nos centros espíritas existem equipes que realizam essa tarefa e todos podem usufruir de seus benefícios. Caso a pessoa não seja espírita, ela pode também receber o tratamento adequado no espiritismo, sem ter que abandonar sua religião.

-Depressão causada por disfunção hormonal da tireoide: se a tireoide encontra-se funcionando inadequadamente, produzindo hormônio de maneira irregular, costumam ocorrer alterações acentuadas no quadro emocional e a pessoa poderá ficar depressiva. Convém ficar alerta e fazer os exames necessários. Com a medicação os sintomas passam.

A este respeito, temos a entrevista postada neste blog, concedida pelo Dr. Mateus Angelucci, Psiquiatra e Psicoterapeuta. Consulte acessando:

https://vida-com-sucesso.blogspot.com/2022/07/depressao-motivada-por-disfuncao.html